-
Arquitetos: André Scarpa, Bruno Rossi Arquitetos
- Área: 80 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:André Scarpa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão de serviços, localizado na área rural do interior de São Paulo, busca ser um abrigo para os trabalhadores da colheita de laranjas. Seu programa acomoda vestiários e cozinha, com mesa para refeições, além de servir como um espaço onde os trabalhadores encontram refúgio para descansar, relaxar e descontrair.
O projeto é basicamente construído a partir de um único elemento: o bloco de concreto, tão tradicional na arquitetura brasileira. Esse material permanece como elemento estrutural e todas as dimensões do projeto são moduladas de acordo com o seu tamanho: painéis de concreto pré-moldado como laje, terrazzo no piso e telas de vidro. Todos os outros materiais mantêm-se neutros, enfatizando o bloco de concreto como o elemento mais importante, visível em seu aspecto original, sem cobertura ou pintura.
Nas elevações principais, o bloco de concreto funciona como um elemento oco, criando um filtro entre o interior e o exterior, proporcionando uma dinâmica interessante na maneira como a luz do sol entra na sala em diferentes horas do dia. O elemento oco nas fachadas dissolve os limites, permitindo que as cores circundantes, ventilação natural e iluminação entrem no interior, constituindo ainda uma barreira física. Por outro lado, após o amanhecer, o prédio é iluminado e emana luz através de suas paredes.